No próximo ano letivo as turmas do 1.º e do 2.º ciclos de ensino terão menos alunos “para reforçar a aquisição de aprendizagens”, garantiu hoje a Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro, em reuniões tidas hoje com diversas escolas da ilha de São Miguel, explicando que, com esta medida, “a turma padrão passará de 23 alunos para 18 alunos, em todas as escolas da Região”.
A governante garantiu ainda a implementação de aulas de apoio para os alunos que vão a exames nacionais do 11.º e 12.º anos de escolaridade, no respeito pelos tempos de trabalho dos docentes, dando como exemplo as escolas secundárias da Ribeira Grande e de Vila Franca do Campo “que estão já a preparar os horários destes momentos de apoio presencial“, adiantou.
A titular da pasta da Educação afirmou que “as escolas, no âmbito da sua autonomia, são as melhores entidades para poderem definir e desenhar o plano que melhor se adeque às necessidades dos seus alunos”, garantindo que cabe à Secretaria Regional da Educação “definir um enquadramento legislativo e regulamentar que permita às escolas implementar estes programas”.
Durante a manhã, a Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro, a Diretora Regional da Educação, Nídia Inácio, e a Diretora Regional da Administração Educativa, Sandra Goulart, reuniram-se com as Escolas Secundárias de Ponta Delgada.
Sofia Ribeiro explicou que “havia uma indefinição de alguns critérios, com diferentes posições” quanto à distribuição dos alunos por turma nestas escolas.
“Estivemos a identificar estes problemas e agora vamos fazer um trabalho para podermos uniformizar critérios para a organização e distribuição dos alunos atendendo às áreas geográficas e às necessidades das famílias”, frisou ainda a governante.