A Universidade dos Açores (UAç) vai criar um mestrado e doutoramento em Assuntos Europeus, que será desenvolvido em colaboração com academias nacionais e estrangeiras, hoje reunidas num colóquio internacional em Ponta Delgada.
Carlos Amaral, titular da cátedra Jean Monnet na universidade açoriana, disse à Lusa, em declarações à margem deste fórum, que a iniciativa se justifica com a crescente importância das regiões na abordagem dos desafios que se colocam ao poder político na atualidade.
“Os sujeitos políticos da contemporaneidade não são apenas os estados, são também as regiões, enquanto entidades intra-nacionais, como é o caso dos Açores, ou supra-nacionais, como a NATO e a União Europeia”, afirmou.
Carlos Amaral sublinhou que o futuro do arquipélago sempre esteve ligado “aos serviços prestados à comunidade internacional”, alertando para a importância de se debater na academia açoriana “os papéis e as funções que, a partir do arquipélago, podem ser desenvolvidas no sistema europeu e no sistema mundial”.
“O poder político está nas grandes capitais mundiais, por isso, para poder aceder-lhe temos de ir para além das fronteiras das ilhas, penetrar nos órgãos de poder nacionais, europeus e internacionais”, afirmou, salientando a importância de ali fazer “valer as nossas perspetivas”.