O dirigente universitário lamentou que, durante vários anos, as direcções da associação académica açoriana não tenham participado no ENDA, o que originou um “afastamento” entre a região e o resto do país.
“Este é um evento de grande dimensão, onde se debatem as políticas de juventude e de educação do país”, frisou Valquírio Barcelos.
O último ENDA decorreu no passado fim-de-semana na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e reuniu representantes de 70 direcções associativas, que subscreveram uma moção endereçada à Direcção Geral do Ensino Superior em defesa da “publicação imediata da nova regulamentação de bolsas de estudos”.
“Estamos a começar o ano lectivo e as associações estão preocupadas com a possível entrada tardia desse regulamento”, frisou o presidente da Associação Académica da Universidade dos Açores.
Valquírio Barcelos recordou que, no ano passado, o atraso na atribuição de bolsas “fez com que alguns alunos passassem dificuldades”, uma vez que “só receberam bolsas em Dezembro, Janeiro e Fevereiro”.