“O principal objetivo do encontro é aprovar a Declaração de Granada, que pautará a agenda digital da Europa, através da definição das suas grandes linhas de orientação”, avançou hoje o secretário de Estado adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos.
O encontro terá lugar em Granada, Espanha, e contará com a presença de Paulo Campos, em representação do ministro das Obras Públicas, António Mendonça, bem como de Mariano Gago, ministro da Ciência e da Tecnologia.
“À semelhança de Portugal, a Europa considera que a economia digital é um ‘driver’ importante para a retoma económica”, sublinhou Paulo Campos, referindo que Portugal “no grupo da frente” dos países europeus que apostam na economia digital.
Os programas e-escolas e e-escolinhas colocam mesmo Portugal como “o líder europeu nesta matéria”, frisou o governante, adiantando que foi o Governo português que propôs à presidência espanhola o tema da extensão tecnológica no ambiente escolar, tendo sido aceite como parte integrante da ordem de trabalhos do encontro de Granada.
“O que a União Europeia vai traçar, Portugal já atingiu ou está prestes a atingir”, salientou, lembrando que outro dos tópicos em discussão, o acesso à banda larga em todo o território europeu até 2013, “já foi atingido por Portugal em 2006”.
Os serviços públicos digitais também fazem parte da agenda e Paulo Campos referiu que “Portugal é o país precursor de um conjunto de iniciativas que lhe permitem estar na liderança da implementação destes recursos”.