A Direcção Regional do Ambiente informa que foi ultrapassado o valor do limiar mencionado para a concentração de ozono troposférico, cuja ocorrência foi detectada na Estação de Monitorização da Qualidade do Ar dos Espalhafatos, Ribeirinha, Horta.
Durante o período de ultrapassagem dos limiares de informação e de alerta à população, as pessoas mais sensíveis (crianças, idosos, asmáticos e indivíduos com problemas respiratórios) devem evitar inalar uma grande quantidade de ar poluído. Por este motivo, a actividade física intensa ao ar livre deve ser reduzida ao mínimo.
Devem também ser evitados outros factores de risco, tais como o fumo do tabaco e a utilização de produtos irritantes contendo solventes na sua composição, uma vez que estes podem agravar os efeitos da exposição a concentrações elevadas de ozono.
Os grupos de população particularmente vulneráveis a este tipo de poluição devem também respeitar escrupulosamente os tratamentos médicos em curso ou recorrer a cuidados médicos, em caso de agravamento de eventuais sintomas.
Para obter mais informações sobre este poluente, poderá aceder ao Portal do Governo Regional, à página da Direcção Regional do Ambiente, ou a www.qualar-azores.org.