União de Sindicatos de Angra do Heroísmo quer aumento do acréscimo do salário mínimo

A União de Sindicatos de Angra do Heroísmo (USAH) anunciou hoje uma recolha de assinaturas nos Açores para aumentar o acréscimo do salário mínimo nacional na região “para 7,5 por cento, em vez dos atuais cinco por cento”.

Vítor Silva, da USAH, revelou em conferência de imprensa que o documento a entregar no parlamento regional visa “aumentar o salário mínimo na região (que é mais elevado cinco por cento do que a nível nacional) de 509,25 euros para 521 euros”.

O dirigente sindical argumentou que, segundo dados de 2099, “há 50 mil açorianos a viver com menos de 400 euros por mês e mais de 31 mil famílias com 540 euros mensais, contabilizando os subsídios de Férias e de Natal”.

A recolha de assinaturas para que o assunto possa ser debatido na Assembleia Legislativa Regional pretende “fazer justiça em relação ao roubo que foi a não aplicação dos 500 euros acordados como salário mínimo nacional no corrente ano”.

Vítor Silva aproveitou o encontro com os jornalistas para relevar “o problema do desemprego”, acentuando que “o número de inscritos (nos centros de emprego) rondará os sete mil, mas os que procuraram trabalho nas agências de emprego é superior a 10 mil”.

Segundo o dirigente da USAH, este é um número que “apenas a Direção Regional do Trabalho não reconhece”.

Relativamente às comemorações do 1.º de Maio, Vítor Silva adiantou que, além da recolha de assinaturas, que se prolonga ao longo do mês, haverá um concurso de ‘Maios’ e um alerta para a defesa dos direitos dos trabalhadores, aumento de salários e melhores condições de trabalho.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here