O gabinete, que será apresentado a 21 de maio, em Ponta Delgada, durante o I Fórum Académico do Emprego e das Profissões, incluirá uma “base de dados com os currículos dos estudantes” e outra com as necessidades das empresas que aderirem à iniciativa, frisou o dirigente estudantil.
“Com a criação destas bases de dados, as empresas terão a oportunidade de escolher o jovem com o perfil que pretendem e os alunos ficam em contacto com as ofertas de emprego disponíveis”, acrescentou Valquírio Barcelos.
O presidente da Associação Académica da Universidade dos Açores salientou ainda que o Fórum Académico do Emprego e das Profissões pretende “estimular uma atitude pró-ativa”, tendo em vista facilitar o acesso dos licenciados e recém licenciados ao mercado de trabalho.
Nesse sentido, Hugo Oliveira, coordenador do fórum, salientou que esta iniciativa “vai conjugar a vertente profissão e emprego, permitindo dar a conhecer as oportunidades no mercado de trabalho, através da presença das câmaras do comércio, os programas de estágios e as saídas profissionais dos cursos lecionados na universidade”.
O programa do fórum, que vai decorrer na Aula Magna da Universidade dos Açores, inclui a realização de palestras com responsáveis governamentais nas áreas do trabalho e da juventude e das câmaras de comércio e indústria de Ponta Delgada e da Horta, em representação do setor empresarial.
Durante o I Fórum Académico do Emprego e das Profissões estarão patentes stands dos vários departamentos da Universidade dos Açores, que farão a apresentação do perfil, competências e valências profissionais das áreas de formação.