“É a primeira vez que teremos nos Açores a Universidade de Verão da Assembleia das Regiões da Europa”, afirmou Bruno Pacheco, diretor regional da Juventude, em declarações à Lusa, acrescentando que a iniciativa será subordinada ao tema ‘O Papel das Indústrias Criativas na Promoção do Emprego e do Crescimento nas Regiões da Europa’.
Esta Universidade de Verão, que se realiza de “forma rotativa” em várias regiões europeias, decorre em Ponta Delgada entre 20 a 25 deste mês, permitindo que dirigentes regionais, profissionais e jovens possam “trocar impressões sobre temáticas relacionadas com as indústrias culturais e criativas e como estas podem gerar emprego”.
O tema central dos trabalhos, segundo Bruno Pacheco, foi proposto pelo Governo dos Açores e “pretende aliar o desenvolvimento das sociedades modernas ao conhecimento, criatividade, inovação cultural, científica e tecnológica e ao empreendedorismo”.
Para o diretor regional da Juventude, esta é “uma oportunidade para mostrar no contexto europeu e, em particular, aos jovens, o que se faz nos Açores nesta área e noutras complementares”, mas também para “adquirir novos conhecimentos” e trazer para a região “novas políticas”.
“A Universidade de Verão é uma das iniciativas emblemáticas da Assembleia das Regiões da Europa e promove a troca de experiências e conhecimentos”, frisou, acrescentando que o executivo regional pretende “aproveitar as conclusões para o desenvolvimento da sua estratégia relativamente às indústrias culturais e criativas”.
A abertura oficial da Universidade de Verão 2012 realiza-se a 21 de agosto e contará com a presença da presidente da Assembleia das Regiões da Europa, Michele Sabban.
Os trabalhos contarão com vários oradores, entre os quais Josianne Poirier, especialista em História da Arte, que representa a região de Montreal, no Canadá, uma das regiões parceiras da Assembleia das Regiões da Europa.
Lusa