Arranca esta segunda-feira, na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, as Jornadas de Computação Científica, que este ano acontecem pela primeira vez fora do território continental.
Organizadas no âmbito da Iniciativa Nacional Competências, as Jornadas de Computação Científica decorrem até à próxima quarta-feira, 8 de maio, aquele que é o principal encontro de gestores e utilizadores dos serviços digitais disponibilizados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e que tem como objetivo reunir investigadores, professores, técnicos e outros utilizadores das diversas tecnologias digitais e sistemas de suporte disponibilizados pela FCT, que ao longo de três dias, irão criar espaços para a partilha de conhecimento e promover a discussão sobre as possibilidades emergentes dos serviços digitais e de computação científica.
No âmbito da Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 – Portugal INCoDe.2030, a FCT garante a modernização contínua e sistemática dos serviços de apoio à computação científica em Portugal.
Os serviços disponibilizados incluem a Rede Nacional para a Computação Avançada e a sua ligação à Europa e ao Mundo, os repositórios de acesso aberto (RCAAP), a biblioteca online do conhecimento científico (b-on),a infraestrutura para ensino a distância (NAU), os serviços de gestão de informação, os serviços de identidade digital, as infraestruturas de comunicação digitais (RCTS), as ferramentas de colaboração digital (Colibri, Estúdio, etc.), a preservação digital (Arquivo.pt), segurança na rede, entre outros.
Todos estes serviços serão discutidos ao longo dos três dias das Jornadas, sob a forma de apresentações, sessões plenárias, reuniões de trabalho e workshops.
As Jornadas de Computação Cientifica 2019 contam com o apoio de cerca de 32 patrocinadores e parcerias, entre os quais várias empresas de relevo na indústria das tecnologias de informação, sendo organizadas em conjunto, na edição deste ano, com a Universidade dos Açores.