Universidade dos Açores sem dinheiro para salários

universidadeA Universidade dos Açores não possui verbas para o pagamento de salários até ao fim do ano lectivo.
É uma das quatro universidades que já pediu um reforço financeiro ao ministério do Ensino Superior, mas o tutelar, Mariano Gago, não deu garantias.

Em carta enviada aos Reitores das Universidades portuguesas em situação de risco, Mariano Gago diz estar atento e garante reforços financeiros, mas, apenas quando, e se as Universidades entrarem em ruptura.

De acordo com o “Diário Económico”, Açores, Algarve, Beira Interior e Trás-os-Montes, são as quatro universidades em pior situação orçamental e, sem ajuda do ministério, não vão conseguir pagar todos os salários, até ao fim do ano.
Depois de três cartas enviadas pelo Conselho de Reitores ao ministro, surge, finalmente, a resposta de Mariano Gago, que mostrou disponibilidade para acompanhar a execução orçamental das instituições e anunciar que já pediu um parecer ao Gabinete de Planeamento Estratégico sobre os pedidos de reforço financeiro apresentado pelas universidades.

As instituições pretendem que o Governo disponibilize os 20 milhões de euros inscritos no orçamento de Estado, no capítulo “reserva para recuperação institucional”, de modo a evitar que mais instituições entrem em falência.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here