Decorreu esta manhã na Sala Âncora do Hotel Horta, uma conferência de imprensa com alguns dos atletas que vão participar no 1.º ultra trail dos Açores.
Os portugueses Armando Teixeira e Carlos Sá referiam-se a este evento como um dos melhores que decorrem em Portugal, no que diz respeito ao percurso.
“Quando ouvi falar do Trail fiquei com dúvidas mas depois de ter visto os trilhos fiquei surpreso e muito expectante” – afirmou Armando Teixeira, que espera ainda que este evento “tenha pernas para andar e se repita”.
Já Carlos Sá afirmou aos jornalistas que “esta prova tem todas as condições para ser uma das melhores do mundo. São eventos como este que projectam o nosso país no panorama mundial do Utra Trail.”
No entender de Carlos Sá, “se há 3 anos atrás o Utra Trail era quase como que uma atividade de amigos em Portugal, hoje em dia é uma modalidade que cresceu, pelo que as entidades organizativas não podem ficar de braços cruzados”.
Mirko De Girolamo, atleta italiano, confessou estar cá para levar feedback desta prova em Itália. “Quero levar a minha experiência cá até ao meu país para dar a conhecer esta prova. Os percursos que costumo fazer são muito diferentes destes, pelo que a curiosidade é imensa”.
Uma das grandes atrações desta prova é Anna Frost, da Nova Zelândia, campeã mundial da modalidade. Aos jornalistas a atleta admite que esta será uma “prova de inspiração”.
“Como atleta profissional preparo as minhas provas de duas formas: competitiva e inspiradora. Esta prova é, até pelo que tenho visto até aqui, uma fonte de inspiração única”.
Amy Costa veio da Florida para participar pela primeira vez numa prova desta natureza, uma vez que o seu ponto forte são as “planícies”.
“Não estou habituada a montanha, mas estou convicta que, com estas excelentes condições meteorológicas, vai correr bem”.
Esta atleta, que dirige um departamento ambiental numa universidade, afirmou ainda que “esta visita vai me permitir abordar temas relacionados com os Açores aos meus alunos, o que é deveras enriquecedor”.
Terry Sentinella vem de Washington. É um atleta que está habituado a correr grandes distâncias e, em tom de brincadeira, diz que “vai fazer o trilho nos dois sentidos”.
O francês Sebastien Nain contou que chegou cá um pouco por sorte… “quando vi a primeira imagem do evento no Facebook atirei-me de cabeça, maravilhado com as paisagens e com os trilhos”.
Consulte a lista de inscritos aqui:
http://www.azorestrailrun.com/2014/inscricoes/lista-de-inscritos/
Consulte o programa aqui:
http://www.azorestrailrun.com/2014/programa/
Maria José Silva