Para isso, “os pais devem contactar o seu centro de saúde, no sentido de acordarem a melhor forma de procederem à vacinação, não sendo necessária qualquer declaração médica”, adianta o MS em comunicado.
As autoridades de saúde iniciam, assim, a campanha de vacinação do Grupo C, com prioridade às crianças até aos 12 anos.
A campanha de vacinação contra a gripe pandémica, iniciada a 26 de Outubro, tem como principal finalidade “proteger cidadãos mais vulneráveis, reduzir a probabilidade de ocorrência de casos graves, bem como assegurar a continuidade dos serviços essenciais”.
O fornecimento faseado das vacinas implicou a definição dos grupos-alvo A, B e C, por ordem de prioridade.
A primeira fase do Grupo A iniciou-se com a vacinação das grávidas com patologia associada e dos profissionais que desempenham funções essenciais.
No dia 2 de Novembro, em simultâneo com a primeira fase, teve início a vacinação dos cidadãos que integram a segunda fase do Grupo A, incluindo grávidas saudáveis nos segundo e terceiro trimestres.
No dia 16 de Novembro a campanha foi alargada ao Grupo B, com prioridade para as crianças com idade entre os 6 meses e os 2 anos, e a 21 de Dezembro será alargada às crianças até aos 12 anos, cuja vacinação estava prevista só para Janeiro.