A valência medicinal, em complemento às valências lúdica e de bem-estar que já se encontram disponíveis nas Termas do Carapacho, regressa no Verão à ilha Graciosa, resultado de uma parceria entre a Direção Regional do Turismo e o Instituto Português de Reumatologia.
De 2 de julho e 17 de Setembro, estarão presentes na infraestrutura termal profissionais de saúde com a dupla especialidade de Reumatologia e Hidrologia, que realizarão consultas diárias, de segunda-feira a sábado, nestas especialidades.
“Para o Governo Regional, esta sempre foi uma componente prioritária, quer para a ilha Graciosa, quer para o Açores no seu todo, pelo que, com a conclusão das obras de conservação e manutenção recentemente levadas a cabo nas Termas do Carapacho, acordámos os termos de um protocolo que estabelece o início desta colaboração já neste verão”, garantiu o Diretor Regional do Turismo.
Filipe Macedo salientou que esta iniciativa se enquadra “no apoio e dinamização de um dos produtos turísticos identificados no Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores como produto complementar ao turismo de natureza e produto turístico de atração primária para a ilha Graciosa, o termalismo”.
“As expetativas são, portanto, de potenciar as mais valias turísticas da ilha Graciosa, nas valências de termalismo e bem-estar, contribuindo de forma decisiva para o reforço da atratividade do destino, através da qualificação da oferta turística, tendo como objetivo final o aumento do número de turistas que visitam e usufruem da ilha Graciosa”, frisou o Diretor Regional.
Esta parceria permitirá também, que os hospitais e centros de saúde da Região com doentes em lista de espera na especialidade de Reumatologia, os possam “encaminhar para as consultas disponibilizadas nas Termas do Carapacho, por solicitação voluntária destes e no âmbito da legislação em vigor”, da Carta dos Direitos do Utente e enquadrados pelo Sistema Regional de Saúde através do Regulamento de Deslocação de Doentes.
Açores 24Horas /Gacs