A regata Vannes/Horta/Vannes Atlantique 2009 para veleiros da classe Pogo 8.50 largou na manhã desde sábado, 25 de Julho, pelas 10:05 locais (9:05 em Portugal Continental, 8:05 nos Açores) do Golfo de Morbihan, na costa da Bretanha francesa com destino à cidade da Horta, tendo os participantes na competição, na primeira etapa, 1300 milhas de mar pela frente.
No total são oito os iates em prova, sete franceses e um italiano, estando entre os concorrentes Guy Jestin (veleiro «Praia Branca», de Brest), o presidente da Associação das Classes Pogo, colectividade que agrega 606 proprietários de embarcações dos tipos 6,5 metros, 8,5 m, 10,5 m e 40 pés (12 metros).
A regata Vannes/Horta/Vannes Atlantique Pogo 2009, com carácter bienal, sucede à Regata Internacional Atlantique Pogo 2007 que se disputou naquele ano entre a cidade francesa de Douarnenez e a Horta, na ilha do Faial, sendo esta, porém, já a quarta vez que a Horta e Vannes estão ligadas por competições náuticas desta índole, depois de em 1990, 1992 e 1994 se terem disputado três Vannes/Les Açores/Vannes para iates mini (6,5 metros).
Fica assim, por via da vela de competição internacional, retomada a ligação dos Açores com esta histórica cidade da Bretanha, permitindo-se neste ano de 2009 que os veleiros em prova sejam tripulados em solitário ou por equipas de dois tripulantes, em qualquer caso com possibilidade de troca de um dos navegadores no início da segunda “perna”, na Horta.
Os veleiros presentes nesta Vannes/Horta/Vannes durante a sua estadia nos Açores tomam parte na “Regata do Canal”, emblemática competição de vela de cruzeiro que encerra em termos desportivos, no domingo 9 de Agosto, pelas 13 horas do arquipélago, as maiores festas do único concelho da ilha do Faial, a “Semana do Mar”.
A chegada dos primeiros velejadores envolvidos nesta prova à Horta, no final da etapa que agora se iniciou em França, deve ocorrer a partir do dia 1 de Agosto, estando a largada para a segunda parte da competição agendada para 10 de Agosto.
Em 2007 foram também oito as embarcações que zarparam de terras gaulesas para os Açores para a primeira edição da Regata Internacional Atlantique Pogo, tendo na ocasião saído vencedor, com um tempo total agregado de 15 dias, 20 horas e 31 minutos, o veleiro «Vung Tau II», de Jean-Georges Nguyen. Em 2009 apenas um iate repete a presença nesta competição, concretamente o «Demain, des l’Aube», do skipper Claude Dabir, que fora sexto classificado há dois anos, com 18 dias, 13 horas e 44 minutos.
As embarcações Pogo 8.5 são resultado de projectos dos arquitectos Pierre Rolland e Patrick Roséo, sendo construídas pelo estaleiro naval Strucures, em poliéster e mousse PVC. Têm 8,5 metros de comprimento, deslocam 2.800 kg e dispõe de uma vela grande com 26 m2, uma genoa (vela de proa) de 27 m2 e um spi (vela-balão) de 84 m2.
A regata Vannes/Horta/Vannes é organizada conjuntamente pela Sociedade de Regatas de Vannes, pela “Mairie” daquele cidade francesa e pela Comissão Náutica Municipal da Horta – que inclui a Câmara Municipal da Horta, o Clube Naval da Horta, a Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental e a Associação Regional de Vela dos Açores.
Luis Prieto