À margem da visita realizada hoje às cerca de 30 empresas açorianas, presentes no Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas – SISAB, que está a decorrer em Lisboa, o Presidente do Governo anunciou a criação, para breve, da medida de apoio ‘Export Açores’, no âmbito do objetivo estratégico de reforçar as exportações da Região, visando, sobretudo, “entrar com os produtos açorianos naquela que é uma das grandes plataformas de comércio nos tempos de hoje, o comércio eletrónico”.
Segundo Vasco Cordeiro, esta nova medida constitui um apoio aos empresários açorianos, respondendo às necessidades atuais do mercado global, incentivando projetos de comercialização e marketing dos seus produtos e serviços, desenvolvimento e implementação de planos de exportação e de internacionalização, incluindo ainda apoios de consultadoria.
“No fundo, trata-se de servir um objetivo muito simples: exportar mais, porque isso significa mais empregos nos Açores”, sublinhou o Presidente do Governo, para quem a presença destas empresas no SISAB é um sinal muito positivo de confiança e de perspetivas futuras em relação à capacidade exportadora da Região, refletindo, também por esta via, o ambiente económico que se vive nos Açores.
Nesse sentido e no âmbito do sistema de incentivos Competir+, “já vamos a caminho dos 480 milhões de euros de investimento privado e já passamos os 1.100 projetos de investimento apresentados”, destacou Vasco Cordeiro.
“Interessa salientar que temos uma economia que, cada vez mais, se tem afirmado como capaz de exportar mais, tem havido capacidade de resposta do ponto de vista de toda a estrutura logística, mas, para passar à fase seguinte, há desafios a vencer e cá estaremos para isso”, assegurou o Presidente do Governo, em declarações aos jornalistas.
Vasco Cordeiro destacou, por outro lado, o que significa a Marca Açores para cada um dos empresários que a ela aderiram, em termos do fortalecimento da sua capacidade e do aumento da sua notoriedade, ao garantir que este é um dinamismo que será mantido, em benefício dos empresários e da economia dos Açores.
Os Açores participam com um stand próprio no SISAB, onde estão presentes empresas que representam vários setores de atividade com vocação exportadora, como os lacticínios, transformação de carne, licores, vinhos, peixe, conservas, doçaria tradicional, mel e outros produtos agroalimentares.
O SISAB Portugal é considerada a maior plataforma anual de empresas e empresários líderes na exportação, onde as empresas nacionais encontram os mais importantes importadores da indústria agroalimentar dos cinco continentes.
A presença das empresas regionais no SISAB Portugal é uma iniciativa da Vice-Presidência do Governo, através da SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria dos Açores.