O Presidente do Governo afirmou hoje que o Barómetro de Turismo para 2017, que coloca os Açores como a região portuguesa com maior potencial de crescimento no próximo ano, constitui “um bom indicador” da confiança crescente neste destino turístico.
“Nós trabalharemos para que esta expetativa também se cumpra. Trata-se apenas de um inquérito, mas é um bom indicador, que revela uma confiança crescente no destino Açores”, afirmou Vasco Cordeiro, após ter recebido, em audiência, o Presidente do Pestana Hotel Group, Dionísio Pestana.
As conclusões do Barómetro de Turismo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), recentemente divulgadas, indicam que os Açores são a região de Portugal com maior potencial de crescimento em 2017.
Após a audiência, na sequência do encontro de quadros que o Grupo Pestana está a realizar nos Açores, o Presidente do Governo manifestou-se convicto de que será possível que esta confiança se possa consolidar e multiplicar, cada vez mais, em benefício da Região.
Vasco Cordeiro reiterou, ainda, a disponibilidade e a abertura do Governo para colaborar com o Grupo Pestana, assim como com qualquer outro investidor, na concretização de investimentos que cumpram os objetivos de criação de emprego e de riqueza na Região.
“Sempre que existam projetos de investimento nos Açores, naturalmente, que isso é um fator positivo. Consideramos que a presença do Grupo Pestana na Região, também, ajuda a qualificar o destino”, concluiu Vasco Cordeiro.
Segundo os dados oficiais, de janeiro a dezembro de 2016, registaram-se nos estabelecimentos hoteleiros da Região Autónoma dos Açores mais de 1,5 milhões de dormidas, valor superior em 21,1% ao registado no ano anterior.
No mesmo período, os proveitos totais atingiram cerca de 70,7 milhões de euros.
Açores 24HOras / Gacs