O Presidente do Governo destacou hoje a importância que assumem as visitas estatutárias que, anualmente, se realizam a Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico, Flores e Corvo por permitirem a cada membro do Executivo um contacto mais direto e mais próximo com um conjunto de assuntos da respetiva tutela.
“Na medida em que permitem um contacto de cada um dos membros do Governo com os Açorianos de cada uma das ilhas, com as instituições e com as áreas que, diretamente, dizem respeito à sua tutela, estas visitas cumprem, claramente, o seu objetivo”, afirmou Vasco Cordeiro. O Presidente do Governo falava aos jornalistas após a reunião com o Conselho de Ilha, no âmbito da visita estatutária que está a efetuar ao Corvo.
Estas visitas de todo o Governo decorrem com regularidade anual a Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico, Flores e Corvo, ilhas que não têm sedes de Departamentos do Governo.
Segundo Vasco Cordeiro, as visitas estatutárias não se destinam apenas para o Governo apresentar o trabalho que está a desenvolver em cada uma das áreas, mas também para o Executivo poder recolher a avaliação e a opinião das entidades representativas dos diversos setores das ilhas. “É sintomático desta perspetiva o facto de o Governo iniciar a sua participação nas reuniões com os Conselhos de Ilha dando a conhecer uma perspetiva mais regional da sua atuação”, frisou Vasco Cordeiro, para quem esta opção permite que os diversos Conselhos de Ilha tenham uma visão, não apenas da sua ilha, mas também do que está a ser feito a nível regional.
Para reforçar essa política de proximidade, o Governo dos Açores decidiu, no início desta Legislatura, implementar nas visitas estatutárias momentos destinados a receber a população de cada ilha, que, também por essa via, pode apresentar diretamente aos secretários regionais os assuntos que considere relevantes.
Relativamente à reunião com o Conselho de Ilha do Corvo, o Presidente do Governo salientou que várias questões levantadas pelos conselheiros já estão em andamento, dentro do planeamento e do calendário que corresponde aos compromissos que o Governo assumiu. Algumas destes assuntos serão mesmo analisados no Conselho do Governo que se vai reunir na ilha do Corvo, salientou Vasco Cordeiro.