O candidato do PS/Açores à presidência do Governo Regional, Vasco Cordeiro, afirmou hoje que a sanidade animal será uma.
A forma como podemos potenciar o rendimento dos agricultores é através da exportação de novilhas com esse potencial genético, mas, para que isso aconteça, é central a questão da sanidade animal”, afirmou Vasco Cordeiro em declarações aos jornalistas.
O candidato socialista falava na Ribeira Grande, à margem da cerimónia de entrega dos prémios do Contraste Leiteiro, no quadro do XI Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia, que hoje encerra com a comemoração do Dia do Agricultor.
Para Vasco Cordeiro, além da sanidade animal, serão prioridades do executivo que espera liderar a partir das eleições regionais de outubro questões como o abastecimento de água e eletricidade às explorações agrícolas e a formação dos jovens agricultores.
O abastecimento de água e eletricidade, a formação profissional e a sanidade animal são, para o candidato socialista, as “traves mestras” ao nível da produção leiteira.
Relativamente ao fim anunciado das quotas leiteiras, Vasco Cordeiro reafirmou que “o estandarte da manutenção das quotas deve ser mantido bem alto”, para criar espaço negocial para medidas compensatórias, mas alertou que os produtores açorianos devem preparar-se para a eventualidade de se confirmar o fim das limitações à produção de leite na União Europeia.
Nesse sentido, defendeu a importância de apostar na “valorização e diferenciação do produto final”, para que os lacticínios açorianos se possam afirmar através da sua qualidade.
Lusa