“Da parte do Governo dos Açores nós trabalhamos com quem a nível do Governo da República tem essa responsabilidade. Esse é o nosso dever e a nossa obrigação”, afirmou Vasco Cordeiro aos jornalistas, num curto comentário à remodelação feita na quinta-feira pelo primeiro-ministro.
O primeiro-ministro anunciou hoje a substituição do ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares Miguel Relvas por Miguel Poiares Maduro e por Luís Marques Guedes.
O professor universitário de direito Miguel Poiares Maduro vai ser ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional e o atual secretário de Estado Luís Marques Guedes passa a ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, em substituição de Miguel Relvas.
Miguel Relvas tinha apresentado a sua demissão do executivo há exatamente uma semana alegando “falta de condições anímicas para continuar no Governo”.
O chefe do executivo açoriano lembrou que, relativamente ao ministério até agora tutelado por Miguel Relvas, existiam “assuntos em curso”, nomeadamente o dossiê da RTP/Açores, manifestando esperança de que o “trabalho seja continuado”.
“Aquilo que o Governo dos Açores continuará a fazer é apresentar os seus pontos de vista, apresentar os seus argumentos neste trabalho que temos vindo a encetar com o Governo da República e não é por causa dessa alteração dos titulares que terá menor empenho da nossa parte”, sustentou.
Vasco Cordeiro referiu que “há um conjunto de contactos que já decorrem com o conselho de administração da RTP”, um trabalho que espera que seja continuado “no sentido de o mais rapidamente possível haver uma definição clara e objetiva relativamente à situação da RTP e RDP nos Açores”.
Lusa