O Presidente do Governo visitou, esta terça-feira, duas empresas do setor agrícola na Califórnia que são propriedade de Açorianos, onde destacou o grande trabalho que a comunidade desenvolve neste estado norte-americano, à semelhança do que acontece noutras partes do mundo onde estão presentes.
No segundo dia da visita oficial à Califórnia, Vasco Cordeiro visitou a empresa AV Thomas Produce, a maior produtora de batata-doce biológica de mundo, propriedade do Comendador Manuel Eduardo Vieira, assim como uma exploração de produção de leite em Gustine, propriedade de João Pires, natural da ilha Terceira.
“O significado destas visitas tem também a ver com a importância de contactar e conhecer de perto o trabalho extraordinário que, no geral, as nossas comunidades desenvolvem na Califórnia, assim como nas diversas partes do mundo onde estão presentes, no sentido de criar valor e ajudar no progresso das comunidades onde se inserem”, afirmou Vasco Cordeiro.
Nesse sentido, o Presidente do Governo salientou ser “motivo de orgulho” para o Governo dos Açores o “facto de gente da nossa gente fazer e construir empresas e empreendimentos de grande dimensão”.
“Isto tem um significado, não apenas de constatação destas circunstâncias, mas também, ao longo desta visita, de dar a conhecer aquilo que temos feito nos Açores, em termos de desenvolvimento e crescimento económico, e, porventura, suscitar oportunidades de investimento que podem servir ambas as partes”, referiu o Presidente do Governo.
Durante esta visita oficial, Presidente do Governo vai inaugurar o Portuguese Beyond Borders Institute (PBBI), da Universidade Estadual da Califórnia – Fresno, a convite do Presidente da Universidade da Califórnia – Fresno, Joseph I. Castro.
Além da inauguração deste instituto, que se destina a promover a Cultura e a Língua Portuguesa, com um foco especial na Diáspora Açoriana, o programa desta deslocação incluiu uma reunião com a Vice-Governadora do Estado da Califórnia, Eleni Kounalakis, assim como outros contactos institucionais e encontros com a comunidade açoriana de Sacramento, Hilmar, Artesia e San Diego.
Segundo o American Community Survey de 2017, a população de origem portuguesa no Estado da Califórnia é de cerca de 345 mil pessoas, estimando-se que cerca de 70 por cento seja oriunda dos Açores.
Com início em meados do século XIX, a Comunidade Açoriana está radicada na Califórnia há várias gerações, mantendo inúmeras tradições e dinamizando várias organizações, nomeadamente Irmandades do Divino Espírito Santo, Bandas Filarmónicas, Grupos Folclóricos, entre outras, bem como ocupando lugares de destaques em vários setores deste Estado norte-americano