O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, foi nomeado responsável pelo parecer que o Comité das Regiões vai apresentar sobre a nova estratégia da Comissão Europeia para o crescimento e emprego no setor do Turismo Costeiro e Marítimo.
Esta nomeação de Vasco Cordeiro, que decorreu recentemente em Bruxelas, “representa mais um passo na afirmação e presença dos Açores junto das instituições comunitárias, na medida em que permitirá influenciar a posição do Comité das Regiões sobre uma iniciativa da Comissão Europeia, que é também de interesse específico para os Açores”.
Para o Presidente do Governo, esta é uma matéria que assume particular relevância para os Açores, tendo em conta o potencial e as condições que a Região apresenta para se constituir como uma referência a nível nacional quanto ao turismo ligado ao mar, com reflexos na criação de emprego e de riqueza.
A nova estratégia europeia para o Turismo Costeiro e Marítimo propõe diversas ações e medidas para que a União Europeia, mas também os Estados, as Regiões e as empresas, possam reforçar a posição do setor como motor da chamada ‘economia azul’.
Proposta em fevereiro pela Comissão Europeia, a estratégia para o Turismo Costeiro e Marítimo enquadra-se na Política Marítima Integrada e na comunicação da Comissão sobre ‘crescimento azul’, na qual este foi considerado um setor de intervenção prioritária da União, pelo seu atual contributo para a economia europeia, mas também pelo grande potencial de crescimento sustentável e de criação de emprego.
O parecer de Vasco Cordeiro será analisado e votado na Comissão de Recursos Naturais do Comité das Regiões que reúne em Ponta Delgada, a convite do Presidente do Governo, a 5 de junho, e será apresentado à sessão plenária daquele órgão da União Europeia para deliberação final em outubro.
O Comité das Regiões é um órgão consultivo que representa as entidades regionais e locais da União Europeia, contando atualmente com 353 membros oriundos dos 28 estados membros.