“A conciliação das duas vertentes pode resultar num benefício muito significativo para a reabilitação de centros históricos e urbanos em todas as ilhas dos Açores”, afirmou Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada.
O candidato socialista às eleições regionais de outubro, que falava à margem de um encontro com dirigentes associativos dos ensinos secundário e universitário, salientou que este objetivo pode ser concretizado “através de programas de incentivo ao arrendamento, à recuperação habitacional e à compra de habitação por jovens”.
Neste encontro com jovens dirigentes estudantis, destinado a assinalar o Dia Nacional do Estudante, Vasco Cordeiro abordou também a questão do emprego jovem, considerando que se trata de “um desafio que tem que ser vencido nos próximos anos”.
Vasco Cordeiro recordou a “evolução muito favorável” que se tem registado ao nível do emprego de licenciados, que passou de 8.000 em 2008 para 13.000 em 2011, mas defendeu que “não se pode ficar por aqui”.
“Temos que avançar na rentabilização da qualificação dos jovens licenciados, através do perfil de empregos que se criam e do apoio a atividades económicas que podem fomentar esse emprego, mas também ao nível do empreendedorismo, dando a possibilidade aos jovens com determinado nível de formação de criar o seu emprego”, afirmou.
O associativismo juvenil foi outro dos temas em análise neste encontro, que decorreu num espaço verde exterior da Pousada da Juventude de Ponta Delgada, tendo Vasco Cordeiro salientando a sua importância para a integração dos jovens no meio em que se inserem.
Lusa