“Os dois velejadores foram resgatados de uma balsa salva vidas por um helicóptero EH101 e transportados para a Base das Lajes, onde foram observados no centro de saúde militar, que não detetou qualquer problema de saúde”, adiantou à Lusa a mesma fonte.
O veleiro de 18 metros participava na regata ‘Transate Jacques Vabre’ e o pedido de socorro foi efetuado hoje de manhã quando estava a ser fustigado com ondas de cinco a seis metros e a sofrer “uma infiltração considerável de água”, refere um comunicado da Zona Aérea dos Açores.
Perante a possibilidade do afundamento da embarcação, os velejadores “transferiram-se para uma balsa apropriada para situações de emergência”, de onde foram recolhidos pela Força Aérea dos Açores.
A Força Aérea prestou em terra toda a assistência necessária aos dois velejadores, que, pelos seus meios, vão para a cidade da Horta (ilha do Faial) para contactar com a organização da regata.
O veleiro acidentado, que se tem conseguido manter à tona da água, deverá, segundo informações recolhidas pela Lusa, ser rebocado por outra embarcação.