Vento interrompe terceiro dia do Azores Pro já sem portuguese​s em competição

O Azores Pro, quinta etapa “prime” do circuito mundial de qualificação de surf, a decorrer nos Açores, foi hoje interrompida devido ao vento, depois de concluída a segunda ronda, que ditou o afastamento Frederico Morais, único português em prova.
“Hoje fomos mais afetados pelo vento. Um vento do quadrante norte, a rodar para nordeste, é um vento que está por trás da onda e o vento bom para o surf é que o vai da terra para o mar. Este é o oposto, vem do mar para terra, e destrói as ondas, não as deixa crescer”, afirmou o diretor da prova, Rodrigo Herédia.
A interrupção na praia de Santa Bárbara, na ilha de São Miguel, ocorreu já depois de Frederico Morais ter sido eliminado, numa das últimas baterias da segunda ronda, dominada pelo brasileiro Wiggolly Dantas e em que o havaiano Ezekiel Lau levou a melhor, garantindo a segunda vaga de acesso à terceira ronda.
O surfista português terminou assim em 25.º lugar, somando 700 pontos para o “ranking” mundial.
Na mesma fase ficaram surfistas como Jeremy Flores, do “top-10” mundial, Damien Hobgood, também do principal circuito, ou o Francês Charles Martin, vencedor em Lanacau este ano.
A terceira ronda, em que nenhum surfista é eliminado, também se concluiu, com destaque para Adam Melling, Alejo Muniz – que saiu lesionado no final da bateria, ao magoar um tornozelo colocando em causa a continuação da prova – e Filipe Toledo.
Nesta fase, os destaques vão ainda para Cooper que bateu os “top-32” americanos Brett Simpson e Kolohe Andino, para Callinnan, que passou por CJ Hobgood, campeão mundial de 2001, e pelo porto-riquenho Brian Toth.
Hermes garantiu já o seu melhor resultado do ano ao bater o seu compatriota Miguel Pupo e o ex-campeão europeu Joan Duru, enquanto Wiggolly, vice-campeão desta prova em 2012, dominou mais uma bateria, empurrando Conner Coffin e Mitch Crews para a quarto ronda.
O Azores Pro deverá prosseguir na sexta-feira, a partir das 7:30, com a previsão a apontar uma melhoria nas condições do mar e a eventual realização das ronda quatro e cinco.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here