O Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, esteve, hoje, presente no arranque do processo de vacinação contra a Covid-19, na ilha Terceira, que decorreu no Centro Social de Idosos de São Francisco Xavier, na freguesia do Raminho.
Nesta primeira fase da vacinação, a prioridade do Governo Regional dos Açores foi para os idosos, que serão os primeiros a receber a vacina. Segundo o Vice-Presidente do Governo, a primazia dada aos lares, “inédita a nível nacional”, é uma “decisão do Conselho do Governo dos Açores”, que mostra ser fiel a uma matriz intrinsecamente humanista e solidária. Além dos idosos, nesta primeira fase, também serão vacinados os funcionários e profissionais de saúde de lares e estruturas residenciais para idosos, para a “proteção ser a mais adequada possível”.
“Temos de cuidar bem daqueles que cuidaram bem de nós. Os nossos idosos, pessoas que foram os nossos avós, cuidaram muito bem de nós. Temos a obrigação e o dever ético e moral de os proteger e de os tratar bem”, frisou Artur Lima, apontando, assim, as razões que estivem na origem da decisão do Governo Regional.
O Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, reconheceu que o arranque do processo de vacinação nos Açores, embora tenha sido “complexo”, decorreu em “tempo recorde”, contando com uma “conjugação de esforços” entre a Vice-Presidência do Governo e a Secretaria Regional da Saúde e Desporto.
“Eu quis também dar um sinal ao vir aqui [ao Centro Social de Idosos do Raminho]”, referiu o Vice-Presidente do Governo, salientando que a proximidade para com as pessoas é uma prioridade deste Governo Regional, nomeadamente em freguesias distantes dos grandes centros urbanos.
“Queremos estar perto dos mais frágeis e dos mais necessitados. Nós sabemos que estes lares pequenos prestam um serviço extraordinário na sua comunidade. É, aliás, política do Governo que os idosos fiquem o mais possível nas suas casas e, se possível, com as suas famílias”, sublinhou Artur Lima.
Na ocasião, o Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, anunciou que o Governo Regional vai implementar, no próximo ano, um programa de formação em gestão de surtos nos lares e nas estruturas residenciais para idosos, dirigido aos funcionários de lares.
“É um programa de qualificação e de formação dos profissionais destes lares e também de literacia em saúde, um dos objetivos do Programa do Governo. Este programa vai habilitar estes profissionais a gerir surtos de qualquer tipo e vai dar uma proteção acrescida aos nossos idosos. Temos de nos preparar e qualificar para futuro”, salientou o Vice-Presidente do Governo.