Vida e obra de Antero de Quental apresentada hoje, 9 de Março, em Ponta Delgada

anteroTrata-se de um telefilme sobre a vida e obra do poeta micaelense, intitulado ” Anthero – O Palácio da Ventura “, realizado por José Medeiros. 

 

A  apresentação tem lugar, hoje, no Teatro Micaelense, pelas 21H00.
Produzido pela RTP / Açores, com o apoio financeiro do Governo da Região autónoma, o telefilme tem duas horas de duração e pretende retratar um dos maiores vultos da cultura portuguesa.
É uma ficção, baseada na vida e na obra de Antero de Quental, podendo desvendar aspectos menos conhecidos de um homem extraordinário – declarou José Medeiros à Agência Lusa.
Por se tratar de um ” filme de época ” o realizador realçou o facto da produção ter implicado uma grande pesquisa da vida e da obra do poeta açoriano e recorrido a vários adereços do século XIX.

As filmagens tiveram início em Maio de 2008 e terminaram em Setembro, com gravações na ilha de São Miguel, Coimbra e outras localidades do país.

O guião do telefilme foi escrito pelo próprio realizador, José Medeiros e também por André Palmeiro, a partir de um esboço do ex-director regional da Cultura, Vasco Pereira da Costa.

Antero de Quental nasceu na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, em 1842. Era licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, mas também considerado um filósofo, um pensador, poeta, escritor e até político, tendo-se relacionado, no âmbito cultural, com  Ramalho Ortigão e Eça de Queirós.

Veio a suicidar-se em 1891, com 49 anos de idade, no Campo de São Francisco, em Ponta Delgada.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here