Informações disponíveis na Internet, relativas à situação do navio a meio da tarde de hoje, indicam que ele navega a cerca de 27 nós, encontrando-se a sair do canal que separa a Inglaterra da França.
A previsão de chegada a Ponta Delgada aponta para as 13:00 de sábado, mas pode ainda ser alterada em função das condições em que a viagem decorrer.
O Viking foi obrigado sexta-feira a atracar no Porto de Falmouth, quando se dirigia de Liverpool para Ponta Delgada, devido a uma avaria num dos compartimentos de proa, que terá sido provocada pelo mau tempo e pela forte ondulação.
A avaria foi rapidamente reparada, mas o navio foi obrigado a aguardar por melhores condições meteorológicas para poder iniciar a viagem para os Açores.
O navio deveria ter começado a operar a 22 de Junho, mas a data teve que ser adiada para 11 de Julho devido a atrasos nas obras de adaptação aos portos açorianos.
Posteriormente, um acidente com o piloto que deveria trazer o navio de Liverpool para Ponta Delgada obrigou a novo adiamento do início da operação, para 13 de Julho.
Esta data acabou também por não ser cumprida devido à descoberta de uma fissura de 30 centímetros no tanque de combustível de longo curso, quando o Viking estava a ser abastecido em Liverpool para iniciar a viagem para os Açores.
Resolvido este problema, o navio iniciou a viagem, mas teve que a suspender pouco depois da largada devido ao problema num compartimento de proa.
Construído em 1997, em Itália, o Viking tem cerca de 100 metros de comprimento e consegue atingir uma velocidade de 35 nós, dispondo de capacidade para transportar 690 passageiros e 140 viaturas.
Lusa