“Este navio faz cerca de metade do tempo que leva o Expresso Santorini”, afirmou o comandante Luís Silvestre, referindo-se ao outro navio envolvido na operação marítima de passageiros entre as ilhas do arquipélago.
Para esta operação, o Viking está preparado para transportar 560 passageiros e 190 viaturas, podendo viajar a uma velocidade máxima de 25 nós.
Na viagem inaugural, o navio, cuja chegada aos Açores sofreu vários contratempos, vai levar, além dos passageiros e dos seus veículos, cerca de uma dezena de viaturas que vão participar no Rali de Santa Maria.
Luís Silvestre, numa visita guiada ao interior do Viking, revelou que o navio possui “o mais moderno equipamento de navegação e comunicações”, destacando a particularidade de “todo o controlo ser feito a partir da ponte de comando”.
Por outro lado, a existência de três estabilizadores tornam o navio “muito confortável para os passageiros”.
Essa perspectiva de conforto, aliada à possibilidade de fazer as viagens mais rapidamente, fez com que a procura de bilhetes tenha aumentado nos últimos dias.
“Desde que foi anunciada a chegada do Viking a Ponta Delgada, sentimos um notório aumento na procura de bilhetes para este navio”, revelou António Raposo, presidente da Atlânticoline, empresa responsável pelo transporte marítimo de passageiros entre as ilhas dos Açores.
“Esperemos que, a partir de quarta-feira, a operação de 2009 entre em velocidade de cruzeiro”, afirmou este responsável, manifestando a esperança de que os vários imprevistos que condicionaram a chegada do Viking a Ponta Delgada não se repitam.
O navio, que vai navegar nas águas açorianas até 27 de Setembro, deveria ter começado a operar a 22 de Junho, mas a data foi impossível de cumprir devido à necessidade de realizar adaptações, nomeadamente uma porta lateral.
“Nos portos açorianos, apenas em Ponta Delgada e na Praia da Vitória, na Terceira, é possível utilizar a porta de ré para entrada e saída de veículos”, salientou o comandante Luís Silvestre.
Depois de feitas as adaptações, com 11 de Julho como nova data prevista para o início da operação, a viagem do Viking para Ponta Delgada voltou a ser atrasada devido a um acidente que envolveu o piloto que deveria trazer o navio desde Liverpool.
Resolvido mais este contratempo, a viagem do navio para os Açores teve que ser novamente adiada devido à descoberta de uma fissura de 30 centímetros no tanque de combustível de longo curso.
Quando finalmente o Viking largou de Liverpool, a viagem durou pouco tempo, já que foi obrigado a atracar em Falmouth, no sul de Inglaterra, devido a uma avaria num dos compartimentos de proa, que terá sido provocada pelo mau tempo e pela forte ondulação.
Construído em 1997, em Itália, o Viking, um navio com cerca de 100 metros de comprimento, vai finalmente iniciar quarta-feira a sua operação nas águas dos Açores.
Lusa