Durante quase duas semanas marcas como a Jaguar, Porsche, Auto Union, Morris Bentley e Austin Healey, vão percorrer as estradas das ilhas de São Miguel, conduzidas por amantes de carros vintage de Portugal, Inglaterra, Estados Unidos da América, Suécia e Itália.
Trata-se do Vintage Rally Azores, iniciativa promovida por Ulf Smith e Emilie Smith, que decorre de 17 a 29 de julho, com um programa social que, segundo a organização, pretende “dar a conhecer a um segmento de mercado de nível elevado do Turismo nacional e internacional, os Açores, as suas características naturais e as suas potencialidades de exceção”.
Não é a primeira vez que Ulf Smith, sueco a viver na ilha de São Miguel há vários anos, e responsável pela recuperação de carros antigos para a Região, promove este tipo de iniciativa, a última das quais, ainda, na década de 1990. A novidade é que a sua filha, a Relações Públicas Emilie Speleman Smith se junta no terreno à promoção da iniciativa, reunindo vários apoios de entidades públicas e privadas, levando os seus 23 participantes a outras ilhas – Faial e Pico, acrescentando a garantia da continuidade do Vintage Rally Azores, para já, em 2018 e 2019.
Em passeio e competição vão estar 12 carros que, a 17 de julho, vão começar por percorrer as estradas e recantos da ilha de São Miguel, a começar pelo Nordeste, com paragem em vários pontos de interesse turístico daqueles concelhos, tendo ainda a oportunidade de usufruir de um almoço na Ponta do Sossego.
O dia 18 de julho é passado em Vila Franca do Campo, com os carros a passearem pela marina, uma visita à Lagoa do Congro, e claro uma viagem dos participantes ao ilhéu, seguida de um almoço em casa da organização, em água D’Alto.
A 19 julho, a organização promove uma “caça ao tesouro”, das 10h00, em locais ainda por revelar, tanto que o mapa com as orientações só será entregue aos participantes no dia.
No dia 20, os participantes têm a oportunidade de participarem numa aula de yoga, antes de se meterem nos seus carros vintage, seguirem para Vila Franca a caminho das Furnas, onde assistirão ao retirar do cozido das caldeiras. O jantar tem, também, lugar no vale.
O dia 21 é passado na Ribeira Grande, com passagem e prova de chá, na rota do chá dos Açores, único produzido na Europa.
O fim de semana de 22 e 23 é passado no Faial e no Pico, e embora sem os carros, mas sempre em viagem de reconhecimento, os participantes vão ter oportunidade de visitar o vulcão dos Capelinhos. No Pico vão observar baleias e cachalotes.
De regresso a São Miguel, a 25 de junho, a descoberta segue para poente da ilha com paragens em várias freguesias do concelho de Ponta Delgada e respetivos pontos turísticos, estando a noite dedicada à etnografia com jantar típico, animado por grupo folclórico.
A 26 de julho vão subir à Senhora da Paz, em Vila Franca.
A fixar, a 27 de julho, a especial citadina, às 20h30, na Avenida Infante D. Henrique, em Ponta Delgada, numa montra móvel que deverá promete muito público.
No dia 28, os carros de luxo estarão pela Lagoa e Pinhal da Paz, estando marcado para o dia 29 um jantar temático em Ponta Delgada.
Durante a sua permanência nos Açores, os participantes do Vintage Rally Azores vão ser recebidos por várias entidades, contando ainda o Vintage Rally Azores com o apoio do Turismo dos Açores, da Bensaúde Hotels, Azores Airlines, Auto Barbosa, Studio RPR e Decoracing Design.