A Associação de Juventude Viola da Terra organiza a 4ª edição do evento Violas do Atlântico trazendo este ano o músico Amadeu Magalhães com a Viola Toeira de Coimbra, que executará também algumas peças no cavaquinho, depois de nas edições anteriores ter recebido Viola de Arame Madeirense, a Viola Caipira e a Viola Braguesa.
A organização destaca a “grande importância anual pela sua envolvência com a Viola da Terra, troca de experiências e de conhecimentos, mas, também, porque permite que os músicos presentes e público conheçam de perto as nossas Violas. A realidade é que mesmo muitos dos que escrevem e investigam as Violas Portuguesas, na nossa Região, só as conhecem de fotografias ou por intermédio de escritos de outros. Por isso estas são oportunidades únicas para verem e ouvirem de perto a Viola Toeira”, explicam.
Inserido na II Temporada de Violas da Terra, o Violas do Atlântico IV tem dois concertos agendados, o primeiro que ocorrerá no dia 1 de julho, no Centro Social e Paroquial da Ribeira Quente, pelas 21h30, inserido no Festival Viver o Verão da Junta de Freguesia da Ribeira Quente e um segundo que se realiza no dia 2 de no Museu do Franciscanismo na Ribeira Grande, com a colaboração da Câmara Municipal, com inicio agendado para as 21h com a cerimónia de apresentação oficial do Selo “Viola da Terra” pelos CTT, inserido numa emissão filatélica “Europa – Instrumentos musicais nacionais”.
A II Temporada de Violas da Terra iniciou-se em Janeiro com o evento “Mini Conversas à Viola”, seguindo-se a Orquestra de Violas da Terra 2014. Para o resto do ano a Associação de Juventude Viola da Terra está ainda a organizar o “Encontro de Violas Açorianas”, em Agosto, que fará parte da “Temporada Artística” organizada pela Direcção Regional da Cultura e que conta, pela primeira vez, com um concerto de Violas da Terra.
Neste âmbito estão agendados ainda dois concertos de Viola da Terra, pela primeira vez, nas “Noites de Verão” organizadas pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e, ainda, a Associação prepara a repetição do evento “Serão de Viola da Terra” nas Portas do Mar, dado o grande sucesso do evento do ano passado, no Tentorium, com centenas de espectadores.
“A Associação de Juventude Viola da Terra visa, garantir um cartaz ao longo do ano que cada vez atrai mais gente e é motivo de grande afluência por parte de emigrantes e turistas que nos visitam”, justifica a organização.