O Secretário Regional do Turismo e Transportes apelou hoje, em Ponta Delgada, aos vários parceiros do setor da construção civil para que “usem o que é nosso, tanto a nível de materiais como de mão-de-obra”.
Vítor Fraga, que falava na abertura das Conversas Técnicas promovidas pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil, afirmou esperar que os parceiros do setor contribuam para a utilização de materiais endógenos produzidos e transformados na Região, para que a fileira da construção “incorpore valor e contribua ativamente para termos empresas sustentáveis, onde a criação e manutenção de postos de trabalho seja sempre uma das principais prioridades”.
O titular da pasta das Obras Públicas recordou que a criação do Catálogo de Materiais Endógenos ou Produzidos e Transformados na Região visa “contribuir para o incremento do uso dos materiais produzidos ou transformados nos Açores, através da sua inclusão nos programas-base de projetos e cadernos de encargos de obras públicas e privadas”. “Tal como com este catálogo, é necessário encontrar novos caminhos para a sustentabilidade do setor da construção civil, os quais devem, simultaneamente, ser geradores de emprego, de riqueza e de responder às necessidades reais de infraestruturas nas nossas ilhas”, frisou Vítor Fraga.
“O Governo dos Açores tem assumido o seu papel de contribuinte ativo deste novo tempo, procurando introduzir fatores que possibilitem dotar as empresas de mecanismos que lhes permitam desenvolver a sua atividade de uma forma sólida e sustentável”, acrescentou.
Vítor Fraga destacou ainda o “novo tempo na vida do LREC” que hoje teve início, já que, fazendo uso das novas tecnologias, este laboratório “assume o seu papel verdadeiramente regional, não cingindo a sua atividade a intervenções pontuais em cada ilha, mas levando o conhecimento de uma forma estruturada, consistente e em tempo real a toda a Região”. Nesse sentido, apontou como exemplo o caráter inovador do evento hoje realizado, possibilitando que “todos os açorianos, independentemente da ilha onde estejam, possam assistir a esta Conversa Técnica, transmitir a sua opinião e debater ideias”.
Vítor Fraga assegurou ainda que “o Governo dos Açores continuará a dar toda a prioridade à redução dos custos de contexto das empresas açorianas, à adaptação da oferta laboratorial e científica à realidade regional e à divulgação do conhecimento científico e tecnológico”.
Na sua intervenção, o Secretário Regional anunciou que, em breve, será apresentado o “plano de divulgação do conhecimento científico e tecnológico do LREC, contemplando diversos cursos de formação, seminários e workshops”.
Dando seguimento ao compromisso assumido, o Governo Regional continua, segundo Vítor Fraga, “a trabalhar passo a passo, de forma consistente e ponderada para, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil, contribuir para que os setores de atividade ligados à construção civil e obras públicas na Região possam dispor de um conjunto de instrumentos de formação e atualização do conhecimento que os ajudem a implementar processos de mudança com vista à melhoria contínua dos serviços prestados e à adequação e atualização dos seus processos e técnicas construtivas com as mais recentes inovações nesta área”.