Abre ao publico na próxima sexta-feira a 8ºedição do Wine and Azores, um dos maiores festivais de vinhos a nível nacional, que decorre em São Miguel, entre 21 e 23 de Outubro, e que conta este ano com 150 produtores de vinho, o que só por si é motivo para rumar ao Norte, mais concretamente ao salão de exposições da Associação Agrícola de São Miguel, onde terá oportunidade de provar a seleção que os produtores escolheram para promover nesta edição.
Mas nem só de vinho se faz este certame. A gastronomia é a aliada perfeita para que a festa seja um sucesso, podendo assim no espaço degustar várias iguarias, assim como aprender como se fazem outras, aproveitando os vários momentos de showcooking que irão decorrer durante os três dias da feira, com destaque para a apresentação do Chef australiano Justin Jennings, uma das estrelas do “Wine in Azores” 2016. Ainda lugar para conhecer novos produtos ligados com a confeção e restauração no geral.
O espaço, com cerca de 220 stands, contará como habitualmente com vários bares, com destaque para o gin e outras novidades no que diz respeito aos destilados, que serão apresentadas por empresários locais. Num destes espaços estará a Barwoman Adília Paço a apresentar os seus cocktais, em representação da Escola de Formação e Turística Hoteleira. Adília tem 27 anos, é natural da Ribeira Grande e é neste momento a única mulher em competição no Concurso Barman do Ano. Ao que parece “gosta de procurar sabores diferentes e que se identifiquem com a ilha onde vive e de surpreender os clientes com experiências sensoriais novas e fora da caixa”. Algo que deverá querer experimentar.
Joaquim Coutinho, responsável pela “Gorgeous Azores”, promotora do evento, salientou esta quarta-feira em conferencia de imprensa, a importância de três dos apoiantes da iniciativa, como sento do Governo Regional, a Câmara Municipal da Ribeira Grande e a Associação Agrícola de São Miguel, na promoção e captação de interessados no certame, desde logo com a presença do Wine and Azores em feiras especificas, como seja a BTL e a SISAB.
Coutinho reforça a sua opinião de que esta feira é um cartaz turístico por excelência, porque traz os interessados aos Açores, dando-lhes a conhecer “o cheiro da terra” e outros atrativos da Região, conferindo-lhes uma experiência sensorial que ajudará na projeção dos produtos açorianos nos mercados exteriores, projeção essa enaltecida por Filipe Frias, Delegado de Turismo de S. Miguel, que salientou a importância que este tipo de iniciativa tem para o projeto dos Açores e para a sua economia, elogiando o crescimento que o certame tem desde a sua primeira edição.
A qualidade e aceitação do evento, quer pela projeção que confere à Ribeira Grande, “traduzida na captação da iniciativa privada e por conseguinte na criação de mais-valias para o Concelho”, é segundo o autarca Alexandre Gaudêncio, uma aposta ganha. A presença nesta feira traduz-se também na existência de um espaço de promoção do destino Ribeira Grande não só através da sua gastronomia mas igualmente dos valores locais e naquilo que tem para oferecer e onde será dado a conhecer o calendário dos principais eventos da autarquia para 2017.
O Wine in Azores é baseado no conceito de “Business & Pleasure”, mostrando que a organização se preocupa tanto com a parte promocional e comercial dos produtos, como também com o bem-estar dos visitantes.Um certame que é uma porta para o mundo dos negócios para os Açores, onde a organização estima um numero de visitas superiores a 20 000.
SM/Açores24Horas