Foi há 12 anos que o primeiro avião sequestrado pela Al-Qaeda embateu numa das torres do World Trade Center, em Nova Iorque.
A colisão aconteceu cercas das 9h00, seguindo-se mais três ataques com aviões: às 9h03, quando o voo 175 da United Airlines colidiu com a Torre Sul; às 9h37, quando o voo 77 de American Airlines se despenhou contra o quartel-general do Pentágono e às 10h03, quando o voo 93 da United Airlines colidiu contra um descampado de Shanksville, na Pensilvânia.
Os atentados em Nova Iorque, na Pensilvânia e em Washington fizeram, em conjunto, mais de 3.200 vítimas, cujos nomes voltam a ser lidos esta quarta-feira nas habituais cerimónias dedicadas aos sobreviventes e aos familiares das vítimas.
Este ano, o presidente da Câmara pediu ajuda aos nova-iorquinos e recebeu cerca de 4.500 sugestões para assinalar este 12º aniversário dos ataques.
Entre as propostas estava, por exemplo, cortar a luz em toda a Manhattan durante um minuto ou uma parada para homenagear os bombeiros e as equipas de resgate, que no dia dos atentados correram em massa aos locais atingidos.
RR