Carlos César, que deverá ser indigitado no início da próxima semana para constituir o X Governo Regional, anuncia a composição do seu novo Executivo numa conferência de imprensa agendada para dia 14, em Angra do Heroísmo.
A composição do novo Governo Regional, que é comunicada ao Representante da República, José António Mesquita num encontro no Solar da Madre de Deus marcado para as 11h00 de sexta-feira da próxima semana, é apresentada por Carlos César numa conferência de imprensa, no Palácio dos Capitães Generais, programada para depois dessa audiência.
Ainda para sexta-feira, também em Angra do Heroísmo, está prevista a realização da última reunião plenária do IX Governo Regional.
O Representante da República iniciou ontem a audição dos seis partidos que vão estar representados no parlamento açoriano. O primeiro partido a ser ouvido foi o PPM, que elegeu um deputado pelo Corvo.
José António Mesquita recebe ainda ontem o Bloco de Esquerda, hoje o CDS/PP e o PCP/PEV, na segunda-feira o PSD e na terça-feira o PS.
Depois de cumprida esta formalidade, determinada pelo Estatuto Político-Administrativo dos Açores, competirá à Assembleia Legislativa dar posse ao executivo, de acordo com a Constituição. rogaine events
O parlamento açoriano passa, pela primeira vez na sua história, a ter seis forças políticas, num total de 57 deputados.
O PS tem 30 deputados e maioria absoluta, o PSD 18, o CDS/PP cinco, o Bloco de Esquerda dois e a CDU e o PPM um parlamentar cada.
Apenas duas das oito forças políticas que concorreram às eleições de Outubro – MPT e PDA – não conseguiram eleger qualquer deputado.
A abstenção atingiu os 53,2 por cento, o valor mais elevado da história nas eleições regionais, ficando muito acima dos 46,7 por cento registado no acto eleitoral anterior em 2000.
O PS venceu a 19 de Outubro as eleições regionais dos Açores, com 49,96 por cento dos votos.
in Diario Insular