Xcape vencedor do Campeonato de Ilha de Vela de Cruzeiro

Chegou ao fim mais um campeonato de ilha de vela de cruzeiro. A última prova realizou-se domingo último, dia 14 de Dezembro, sob a égide do Clube Naval da Horta e ditou, sem surpresas, a vitória do Xcape, de Luís Quintino, como o grande vencedor.

 

Em segundo lugar ficou o Bóreas, de Luís Morais e em terceiro do pódio de ilha o No Stress de Luís Serpa.

Seguiram-se-lhes o Air Mail de Luís Decq Mota; Mariazinha de Manuel Nunes; Além-Mar de António João ficou na sexta posição, seguido de Rajada de António Luís e por fim o Ilha da Ventura de Carlos Garcia.

 

 

A Regata denominada de “Dezembro em Festa” esteve, conforme já referimos, integrada no programa dedicado ao Natal com o mesmo nome, e desenvolvido há anos a esta parte pela Câmara Municipal da Horta, entidade com quem o CNH tem trabalhado lado a lado e sempre na defesa dos interesses da ilha do Faial.

 

O tempo ajudou e os velejadores fecharam com chave de ouro, assim se espera, o campeonato de ilha da modalidade, naquele que foi um ano em cheio para a vela faialense.

 

A Regata Dezembro em Festa destinou-se a barcos de Cruzeiro das Classes ORC e Open. As Provas serão disputadas de acordo com: as Regras de Regata à Vela 2005/2008 da ISAF (RRV); os Regulamentos dos Sistemas de medição ORC, o Regulamento Regional de Cruzeiros e o regulamento do Campeonato de Ilha do CNH.

 

 

Sobre este campeonato que agora terminou importa dizer que já na direcção anterior sofreu algumas alterações que o tornaram mais competitivo e concorrencial. “Julgo que conseguimos isso e o modelo actual poderá ser revisto e trabalhado para decidir se vamos continuar neste sentido ou proceder a alterações. Os skippers aproximaram-se muito do clube e estão a dar as suas opiniões. Isso é bom porque fomenta a actividade” – refere a o presidente do Clube, que prossegue, “a nível Açores temos uma secção que é exemplar.”

Uma curiosidade verificada no decorrer deste Campeonato de Ilha é que durante estas mais de vinte provas, a presença dos velejadores foi constante, o que é demonstrativo da dinâmica deste clube e da secção de vela de cruzeiro.

 

 

 

 

Texto e Foto Gabinete de Imprensa do Clube Naval da Horta

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here