Zona euro lançou hoje no Luxemburgo novo mecanismo de resgate permanente

O novo Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) foi esta segunda-feira lançado no Luxemburgo, com a assinatura do ato legal de constituição pelos ministros das Finanças da zona euro e a celebração da reunião inaugural do conselho de governadores.
 

O lançamento do novo fundo de resgate teve lugar antes de uma reunião dos ministros das Finanças dos 17 países da zona euro (Eurogrupo), que tem início às 17:00 locais (16:00 de Lisboa), no Luxemburgo, e durante a qual deverá ser formalmente aprovado o desembolso da próxima tranche de ajuda a Portugal, assim como o prolongamento do calendário para correção do défice.

“A zona euro está agora equipada com um ‘firewall’ (corta-fogo) permanente”, comentou o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker.

O MEE substitui o atual Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), que tinha caráter provisório, e serviu, nomeadamente, para conceder um empréstimo de 78 mil milhões de euros a Portugal, em abril de 2001, em conjunto com o FMI, na condição de o país cumprir um programa de ajustamento financeiro.

A entrada em vigor chegou a estar prevista para julho, mas foi necessário aguardar a decisão favorável do Tribunal Constitucional Alemão, onde deram entrada vários requerimentos de personalidades e grupos eurocéticos contra a participação de Berlim nas ajudas europeias.

O tribunal rejeitou as diversas providências cautelares, impondo, no entanto, que o Parlamento alemão seja chamado a aprovar eventuais alterações ao MEE, e que a contribuição alemã em capital efetivo e garantias bancárias não ultrapasse os 190 mil milhões de euros previstos, cerca de 27 por cento do total.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here