Zona euro vai fazer tudo para evitar contágio – ministro alemão

bruxelas-parlamento-europeuA zona euro vai “fazer tudo para evitar qualquer risco de contágio” da crise grega, depois de recusar prolongar o programa de resgate a Atenas após 30 de junho, garantiu hoje o ministro das Finanças alemão.

Wolfgang Schauble previu que a Grécia vá conhecer “grandes dificuldades nos próximos dias”, garantindo que o país continuava a ser um “membro da zona euro”.

O Eurogrupo rejeitou estender o atual plano de resgate a Atenas, que termina na terça-feira, durante mais uma reunião extraordinária sobre a Grécia, em Bruxelas.

O Eurogrupo foi surpreendido na sexta-feira à noite com o anúncio, pelo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, da realização de um referendo a 05 de julho, para que o povo grego decida se aceita, ou não, o acordo proposto pelos credores – Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu (BCE).

Além de terminar o programa de resgate, na terça-feira expira ainda o prazo para a Grécia reembolsar quase 1.600 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here