A coordenadora regional do BE/Açores, Zuraida Soares, prometeu “toda a oposição” do seu partido ao novo Governo, liderado por Pedro Passos Coelho, frisando que as políticas impostas pela ‘troika’ são duplamente penalizadoras para os Açores.
A imagem de independência que se tentou dar a alguns dos futuros ministros não apaga o facto de terem que cumprir um programa muito concreto e muito lesivo dos direitos que conquistamos (nos Açores)”, afirmou Zuraida Soares.
Para a coordenadora regional do BE nos Açores, “mais do que nomes, estamos a falar de políticas de terrorismo sobre os trabalhadores, os desempregados, os pobres e a classe média, que já não tem mais nada para dar”.
Zuraida Soares frisou que as políticas que constam do memorando de entendimento assinado para garantir a ajuda externa a Portugal são “duplamente penalizadoras” para os Açores.
“Os Açores são desrespeitados nos seus documentos fundamentais, que são a Lei das Finanças Regionais e o Estatuto Político-Administrativo”, afirmou.
Por estas razões, Zuraida Soares assegurou que “estas políticas terão toda a oposição do BE, no país e na região”.